EXCLUSIVO | Júlio Antônio Lopes Lançará Seu Décimo Livro

“Amazonas: Uma Nova Perspectiva” terá o selo da Academia Amazonense de Letras e o lançamento está previsto para a segunda semana de julho

Pedro K. Calheiros
2 min readJun 9, 2024

Em um artigo exclusivo, temos o prazer de anunciar o lançamento do mais novo livro do renomado escritor Júlio Antônio Lopes. O evento ocorrerá na prestigiada Academia Amazonense de Letras (AAL), onde Lopes ocupa a cadeira de número 23 desde 2012, cuja patronagem é do poeta simbolista Cruz e Sousa. Esta aguardada obra, intitulada “Amazonas: História, Mistérios e Heroísmo — Recortes Pessoais”, promete ser uma adição valiosa à literatura amazonense.

Este é o décimo livro de Júlio Antônio Lopes, que tem uma trajetória literária marcada por uma profunda conexão com a Amazônia, explorando suas riquezas culturais e naturais. “Amazonas: História, Mistérios e Heroísmo” integra a Coleção Pensamento Amazônico, sendo o volume 56 da série André Araújo. A obra é editada pela própria Academia Amazonense de Letras, reafirmando a relevância e o comprometimento da instituição com a divulgação do pensamento e da cultura regional.

A obra será apresentada pelo historiador e também membro da AAL e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), Francisco Gomes. As palavras de abertura ficam a cargo do presidente da Academia, Aristóteles Comte de Alencar Filho, e do diretor de edições da AAL, além de ex-presidente da instituição, Robério Braga.

Em um posfácio que acompanha a obra, Lopes destaca: “Este opúsculo é a reprodução, com pequenas adaptações, dos textos que escrevi no jornal A Crítica, de Manaus. A minha intenção sempre foi despertar nos jovens, sobretudo, a atenção sobre aqueles momentos marcantes de nossa história, falar sobre nossas lendas, mistérios, heroísmo e eventos formadores de nossa identidade. Espero que os leitores apreciem e que este seja o ponto de partida para um novo olhar e uma nova ação, mais amorosos e comprometidos com a terra de Ajuricaba.”

O evento de lançamento promete reunir acadêmicos, jornalistas, escritores, historiadores e amantes da literatura, proporcionando um momento de celebração e reflexão sobre a importância da preservação e divulgação da cultura amazônica.

A data e o local serão divulgados através das redes sociais do autor e pelos canais de comunicação da Academia Amazonense de Letras.

--

--

Pedro K. Calheiros

Autor de “Crônicas de um poeta crônico • Acadêmico de Direito • Poeta e Cronista • Editor do palaciomental.com.br • Três livros publicados